Núcleo de Criação de Ópera
O Núcleo de Criação de Ópera é uma iniciativa do Festival de Música Erudita do Espírito Santo que promove a criação de novas óperas brasileiras a partir de processos de trabalho colaborativos que envolvem artistas da casa e artistas convidados em cada edição.
Coordenado por Livia Sabag, encenadora e diretora artística do Festival, e por Gabriel Rhein-Schirato, maestro e consultor musical do Festival, o Núcleo nasceu da ideia de se criar um espaço permanente onde artistas de diferentes áreas pudessem, através de encontros regulares, realizar um processo no qual texto, música e encenação fossem construídos em diálogo.
As primeiras experiências do Núcleo aconteceram na edição comemorativa dos dez anos do Festival, em 2022, com a encomenda da ópera A Procura da Flor, composta por André Mehmari com libreto de Geraldo Carneiro, e do ciclo de canções O Tempo e o Mar, com poemas de Carneiro e música de Marcus Siqueira.
O Núcleo seguiu, a partir daí, a sua parceira com Siqueira, que em 2023 compôs Contos de Julia, com libreto de Veronica Stigger, inspirado em contos da escritora Júlia Lopes de Almeida, e com a colaboração da soprano Eliane Coelho e do jornalista João Luiz Sampaio, curador convidado da 11ª edição.
Nesta 12ª edição, o Núcleo deu mais um passo em seus processos de trabalho, com a criação de Clitemnestra, ópera livremente inspirada na Oresteia de Ésquilo, com música de Siqueira, libreto de Livia Sabag e João Luiz Sampaio, e colaboração do maestro Gabriel Rhein-Schirato.
Dentre os principais objetivos do Núcleo, destacamos o fomento a novas óperas brasileiras, a experimentação de novas linguagens artísticas em diálogo com o repertório histórico, a abordagem de temáticas que refletem a pluralidade da sociedade dos nossos tempos, além das práticas colaborativas de trabalho e o intercâmbio de artistas capixabas com artistas de outros estados e países.