top of page
bg-grande4.png

5º Vitória Ópera Estudio

Vitória Ópera Estúdio
bg-grande1.png

O Vitória Ópera Estúdio (VOE) é um programa de formação e aperfeiçoamento para estudantes e profissionais da área de ópera, criado por Livia Sabag e Tarcísio Santório em 2014. Pioneiro no Brasil, foi um dos primeiros programas nacionais intensivos de formação e especialização voltados para artistas do campo da ópera.

 

Suas edições anteriores contaram com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior, como os preparadores vocais e professores de dicção Jocelyn Duek e Fabio Bezuti, os encenadores Marc Verzatt e Livia Sabag, o maestro Gabriel Rhein-Schirato, o cenógrafo Nicolás Boni, o jornalista João Luiz Sampaio e os cantores Maria Russo e Fernando Portari. 

 

A sua 5ª edição aconteceu entre os dias 25/06 e 11/7 e teve a ópera La Scala di Seta, de Gioachino Rossini, como objeto de estudo. Foram oferecidos quatro módulos: interpretação musical e cênica, regência, direção cênica e correpetição. As aulas foram ministradas pelo diretor cênico italiano Marco Gandini, pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato e pelo pianista e preparador vocal Fabio Bezuti.


O programa foi concluído com as apresentações de uma montagem de La Scala di Seta com direção cênica de Marco Gandini, na série Quarta e Quinta Clássica da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, nos dias 10 e 11 de julho no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória.

Idealização: Livia Sabag e Tarcísio Santório

Coordenação: Livia Sabag, Fábio Bezuti e Gabriel Rhein-Schirato

Professores: Marco Gandini, Gabriel Rhein-Schirato e Fábio Bezuti

Cantor convidado: Idaías Souto

Quando: de 25 de junho a 11 de julho de 2024

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Realização: COES

bg-grande3.png
Sobre a Ópera La Scala di Seta

La scala di seta é uma ópera cômica de Gioachino Rossini em apenas um ato, com libreto de Giuseppe Foppa. Estreou no Teatro San Moisè, em Veneza, no dia 9 de maio de 1812. 

 

Sinopse:

Todas as noites, Dorvil sobe uma escada de seda, lançada por Giulia, pela janela. Os jovens são casados sem que Dormont, o tutor de Giulia, suspeite. O romance, ameaçado pela curiosidade de Lucilla, prima de Giulia, e do atrapalhado criado Germano (que também a ama), pode chegar ao fim quando o tutor a promete em casamento ao rico Blansac. Giulia tenta escapar da trama por todos os meios: primeiro aproximando sua prima de Blansac, mesmo despertando os ciúmes de Dorvil, que nada compreende. Depois, planejando uma fuga com seu marido à meia noite. Germano, que nada sabe sobre os dois casais, arma uma tremenda confusão, provocando o encontro de todos antes que Giulia e Dorvil possam escapar. Os casais confessam as uniões. Dormont, sem saída, desiste de suas intenções e todos cantam o poder do amor.

bg-menor2.png
Confira as fotos
bottom of page