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Livia Sabag

Direção Artística
Livia Sabag

Livia Sabag é formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo.


Recentemente realizou a direção cênica de Madama Butterfly, de Puccini, no Theatro Municipal de São Paulo e no Teatro Colón de Buenos Aires. Em 2022, colaborou na criação e assinou a direção cênica de duas estreias de obras brasileiras, a ópera A Procura de Flor, de André Mehmari com libreto de Geraldo Carneiro, no Festival de Música do Espírito Santo, e a ópera O Canto do Cisne, de Leonardo Martinelli.


Em 2019, assinou a encenação da ópera L’Italiana in Algeri, de Rossini, realizado no Theatro São Pedro de São Paulo. O espetáculo foi eleito a melhor montagem de ópera de 2019 pelo júri do Guia da Folha de São Paulo.


Em 2016, encenou Elektra, de R. Strauss, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 2015, Le nozze di Figaro, de Mozart, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, produção originalmente concebida e dirigida para o Theatro São Pedro de São Paulo e finalista do Prêmio Concerto 2014. No mesmo ano, encenou Salomé, de R. Strauss, no Theatro Municipal de São Paulo. Salomé foi a vencedora do Prêmio Concerto 2014 da categoria ópera e foi eleita a melhor montagem de ópera pelo júri especializado da Folha de São Paulo.


Em 2013, encenou The Turn of the Screw, de Britten, no Theatro São Pedro, em São Paulo, e Madama Butterfly, de Puccini, em Belo Horizonte. Esta produção foi finalista do Prêmio da Revista Concerto e do Prêmio Folha de São Paulo como melhor espetáculo operístico de 2013. Em 2012, encenou O Rouxinol, de Stravinsky, no Theatro Municipal de São Paulo, e Lucia di Lammermoor, de Donizetti, na Manhattan School of Music em Nova Iorque.  Em 2011, encenou a produção de L’Enfant et les Sortilèges, de Ravel, e realizou sua estreia internacional com a ópera Falstaff, de Verdi, na Manhattan School of Music, em Nova Iorque. L’Enfant et les Sortilèges recebeu seis prêmios no XV Prêmio Carlos Gomes, entre eles melhor espetáculo e melhor direção cênica. Entre 2007 e 2010 realizou as óperas Rigoletto, Pagliacci, A Water Bird Talk, The Bear, Amelia al Balloe Il Matrimonio Segreto.


Em 2022, assumiu a direção artística do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, onde atuou como curadora entre 2020 e 2021. Foi idealizadora e curadora da Academia de Ópera 2021 da Fundação Clóvis Salgado ao lado do maestro Gabriel Rhein-Schirato.

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