Regulamento para Inscrições no 3° VOE – Vitória Ópera Estúdio

 

Capítulo I – Do Projeto:

art. 1º - O VOE (Vitória Ópera Estúdio) é um programa de formação e aperfeiçoamento profissional para estudantes e profissionais da área de ópera.

§1º. O programa tem como principal objetivo levar os cantores a construírem caminhos e descobrirem ferramentas para a composição da performance em espetáculos músico-teatrais como a ópera, através de exercícios corporais, cênicos, improvisações, investigação dos libretos e sua relação com a música escrita pelos compositores. Além disso, pretende levar os alunos a realizarem reflexões críticas sobre a relação entre a sociedade e o campo operístico.

§2º. O tema do 3º VOE é “O Cômico nos Séculos XVIII e XIX” e os conteúdos trabalhados no curso serão desenvolvidos sobre trechos das obras Le Nozze di Figaro, de Wolfgang A. Mozart, e La Fille du Régiment, de Gaetano Donizetti.

§3º. Em sua 3a edição, o VOE selecionará até 12 participantes e 8 ouvintes para 1 curso e 1 masterclass que serão realizados de 16 a 24 de novembro de 2017, na cidade de Vitória-ES.

§4º. No dia 24 de novembro, como conclusão do programa, as cenas trabalhadas serão apresentadas no Theatro Carlos Gomes na cidade de Vitória, Espírito Santo. Essa apresentação será orientada e dirigida pelo diretor cênico Marc Verzatt e pelo diretor musical Fábio Bezuti.

art. 2º - São requisitos para participar do programa:

I - ser estudante ou profissional da área de canto lírico;

II - ter disponibilidade para frequentar integralmente às atividades do programa descritas no cronograma.

Capítulo II – Das atividades do programa

art. 3° - Curso Interpretação de Texto e Música na Construção da Performance Cênica do cantor

O 3º VOE propõe um mergulho no universo cômico da ópera dos séculos XVIII e XIX através de duas grandes obras do repertório canônico,  Le Nozze di Figaro, de Mozart, e La Fille du Régiment, de Donizetti.

Le Nozze é um detalhado raio X da sociedade europeia às portas da Revolução Francesa. Disfarçada com trajes de opera buffa, essa obra vai muito além do gênero. É cômica, séria, irônica, sincera e por vezes dramática.

Apesar de também realizar uma crítica à sociedade e seus costumes, La Fille du Régiment, o primeiro experimento do compositor italiano no universo da ópera francesa, se distingue de Le Nozze tanto em sua estrutura como na abordagem do cômico.

As duas óperas revelam épocas e visões de mundo bastante distintas, no entanto suas questões ainda ecoam em nossos dias.

§1º. O curso conduzirá os alunos, através de exercícios corporais, cênicos, improvisações, análise dos libretos e sua relação com as partituras, a uma investigação em torno do cômico nas duas obras.

§2º.  Como conclusão do processo, os alunos construirão uma performance cênica orientada e dirigida pelos professores do curso.

art. 4º - Masterclass Maria Russo

A partir do repertório abordado no curso, a cantora Maria Russo trabalhará aspectos técnicos e interpretativos da performance vocal do cantor.

Capítulo III – Do cronograma

art. 5° - Curso: Interpretação de Texto e Música na Construção da Performance Cênica do cantor. Período:  de 16 a 24 de novembro. Carga horária: 36 horas. Horário: do dia 16/11 ao dia 21/11, das 9h às 13h, dia 22/11, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30. Dia 23/11, das 9h às 13h e das 19h30 às 23h. Dia 24/11, das 14h30 ao final do espetáculo de encerramento. Público alvo: estudantes ou profissionais da área de canto lírico.

art. 6° - Masterclass com Maria Russo. Carga horária: 6 horas e meia.  Período: dia 18 de novembro, das 15h às 18h e dia 19 de novembro, das 10h às 13h30. Público alvo: alunos e profissionais de canto lírico.

art. 7° - O espetáculo de encerramento do programa acontecerá no dia 24 de novembro de 2017, às 20h, no Theatro Carlos Gomes. Os alunos do programa deverão comparecer ao local da apresentação às 14h30.

Capítulo IV – Da inscrição

art. 8° - Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição, disponível no site www.festivaldemusicaerudita.com.br no período de 01 a 30 de setembro de 2017.

art. 9º - A ficha de inscrição solicitará as seguintes informações: nome completo, nome artístico, data de nascimento, endereço, cidade, estado, email, telefone, currículo, carta de interesse, link de vídeo com uma ária de ópera, fotografia e confirmação de inscrição.

art. 10° - Em troca da formação de seus futuros professores, a COES – Cia de Ópera do Espírito Santo - se compromete a manter um professor em função que ministre os cursos do VOE, tendo capacitação de mesmo nível dos nomes divulgados neste regulamento.

Capítulo V – Da seleção dos inscritos

art. 11º - A seleção dos inscritos ocorrerá até o dia 5 de outubro de 2017 e seguirá os seguintes critérios:

I-               análise do material audiovisual e currículo;

II-             carta de interesse de até uma lauda onde o candidato deverá escrever sobre as motivações e os objetivos que o levaram a realizar a inscrição no programa.

art. 12° - A lista de candidatos aprovados será divulgada no site www.festivaldemusicaerudita.com.br até o dia 6 de outubro às 18h.

Capítulo VI – Das bolsas para alunos residentes fora da cidade de Vitória

art.  13º - Serão concedidas 3 (três) bolsas de R$ 830,00 (oitocentos e trinta reais) líquidos para os 3 (três) primeiros colocados que residam fora da Grande Vitória. A direção do Festival não pretende com isso cobrir todos os gastos dos alunos contemplados, mas sim oferecer uma ajuda de custo para hospedagem, transporte e alimentação no período do programa. O resultado da atribuição de bolsas será divulgado na mesma data da divulgação dos aprovados. Os alunos bolsistas deverão assinar um termo de compromisso e receberão o valor total no primeiro dia do curso: 16 de novembro de 2017.

Capítulo VII– Da contrapartida dos selecionados

art. 14° - Os selecionados para a participação dos cursos oferecidos terão contrapartida obrigatória sem remuneração, conforme descrito abaixo:

I.               Presença e participação no curso, masterclass, ensaio geral e apresentação, conforme cronograma do Capítulo III.

II.              Estudo prévio e memorização de texto e música das cenas que serão trabalhadas no curso. As lista de cenas que cada aluno deverá estudar será divulgada dia 9 de outubro de 2017.

Parágrafo único: O aluno inscrito que ultrapassar o limite de uma ausência (período único e máximo de quatro horas não fragmentadas) perderá automaticamente a certificação do projeto (Capítulo I) e o direito à vaga no programa, que será, então, disponibilizada para um candidato ouvinte. Os alunos deverão chegar 15 minutos antes do início das aulas e das demais atividades descritas no cronograma. Atrasos não serão tolerados.

Capítulo VIII - Do material pedagógico

art. 15º - A Companhia de Ópera do Espírito Santo disponibilizará um link a partirdia 09 de outubro de 2017, com o material pedagógico digitalizado, assim como a lista de cenas que cada aluno deverá estudar previamente para o curso.

Capítulo IX – Das Disposições Finais

art. 16º - Os participantes deverão se comprometer a frequentar, pelo período de 9 dias, as atividades do programa.

art. 17º - Os casos omissos serão apreciados e decididos pela direção do programa.

art. 18° - Todas as despesas de hospedagem, alimentação e deslocamento dos inscritos para realização do curso, serão custeadas pelo inscrito, isentando o projeto “3° VOE – Vitória Ópera Estúdio” de quaisquer despesas.

Vitória, 01 de setembro de 2017

 

Livia Sabag e Fábio Bezuti

Coordenadores Pedagógicos

Tarcísio Santório
Presidente da COES – Cia de Ópera do Espírito Santo