top of page

Nathalia Maria

Oboísta
Nathalia Maria

A paulistana Nathalia Maria é bacharela em oboé pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e integrante da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES). Iniciou seus estudos musicais em flauta transversal no Conservatório de Tatuí e na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM). Posteriormente, ingressou no bacharelado em oboé pela Unesp, sob orientação do professor Arcádio Minczuk e, simultaneamente, com o prof. Peter Apps, no Instituto Baccarelli.

Além de possuir pós-graduação em Música com ênfase em Educação Musical, e aperfeiçoamentos nas áreas de História da Arte e História da Música, também se capacitou no estudo de psicomotricidade e aprendizagem. Em 2016, foi contemplada com bolsa pela Fapesp para pesquisa de educação musical para pessoas com deficiência intelectual.

Durante sua trajetória, atuou em grupos artísticos como a Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli, Orquestra Jovem de Guarulhos, Orquestra do Instituto Senai e Orquestra de Mogi das Cruzes, na qual participou como monitora de madeiras no polo educacional da cidade.

Participou de óperas e festivais, como Academia Virtual da OSBA, e como músico convidado em montagens de ópera no Theatro São Pedro; Festival de Gramado; Encontro Internacional de Madeiras, em Tatuí; Festival Mozarteum, em Trancoso; e Masterclass com Rossana Calvi, Camerata de Salzburg.

Participa de projetos sociais como a Orquestra Filarmônica Sinos Azuis e Orquestra OCB; lecionou na Associação Cultural Opereta para alunos em vulnerabilidade social, assim como no encontro de Painéis de Bandas Funarte e Festival de Férias Música na Rede.

Atualmente, Nathalia é professora assistente de oboé na Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo (FAMES). Seu foco de atuação está no ensino humanizado do oboé e práticas de estudos. Atua no cenário musical do Estado como integrante da Orquestra de Mulheres do Espírito Santo e Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira.

bottom of page