Liana Meirelles
Violoncelista
Natural de Campos dos Goytacazes, Liana Meirelles é bacharela e mestre em Violoncelo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, ela integra a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES). Iniciou seus estudos de violoncelo aos 11 anos em sua cidade natal, participando do projeto ONG Orquestrando a Vida.
Em 2013, ingressou no Bacharelado em Violoncelo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi formada pelos professores Iura Ranevsky (professor titular), Marcus Ribeiro (professor substituto) e Janaína Salles (professora substituta). Em 2021, ampliou seus horizontes ao ingressar no Mestrado em Letras Neolatinas, com a linha de pesquisa em Línguas e Culturas em Contato, na mesma universidade. Sua dissertação, intitulada As projeções italianas na obra de Marlos Nobre, foi desenvolvida com uma bolsa da CAPES.
Liana obteve o 4º lugar no processo seletivo para a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, em Belém-PA, no ano de 2021, e foi aprovada na seleção para a Orquestra Sinfônica do Theatro do Rio de Janeiro em 2022. Além disso, atuou como violoncelista na Orquestra de Câmara da USP, na Orquestra Feso Pro Arte em Teresópolis, e como músico convidada na Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem).
Seu principal mentor é o professor Paulo Santoro. Ela também participou de masterclasses com renomados músicos, como Antonio Meneses, Marcio Carneiro, Fábio Presgrave, Robert Suetholz, Viktor Uzur, Benedict Kloeckner, Colin Carr e Stanimir Todorov.